narrações de histórias

Este slideshow necessita de JavaScript.

PROJETO LONA DE HISTÓRIAS

A partir do treinamento com a palavra os contadores trazem o universo das histórias através da oralidade e do humor. Utilizando-se de recursos simples e transparentes para a narração, que é realizada com o auxílio de diversos elementos, música e instrumentos musicais, os atores buscam resgatar, junto ao público, o prazer em ouvir e vivenciar uma boa história.

Repertório 

Por que o mar tanto chora e outras histórias brasileiras

Uma pequena princesa nasce com uma cobra enrolada no pescoço e enfrenta diversos desafios para encontrar a felicidade. A partir de um delicado treinamento com a palavra e utilizando-se de recursos simples e transparentes para narrar contos tradicionais do Brasil, as contadoras convidam o público a imaginar e ouvir histórias regadas a canções brasileiras.

 

O Príncipe Medroso e outros Contos Africanos

Um príncipe não muito valente acaba conquistando a fama de ser um caçador de leões e terá que enfrentar um grande desafio para conseguir se casar com sua amada. A partir de um delicado treinamento com a palavra e muito humor, a Cia. Lona de Retalhos apresenta contos e cantos africanos.

 

 Príncipe sapo e Bruxa Salomé

 A Cia. Lona de Retalhos trabalha com um estilo de contação de histórias que mistura elementos da narrativa e oralidade com elementos teatrais. Para contar a história do Príncipe Sapo e da Bruxa Salomé a dupla de contadores trabalha com muito humor, música e se revezando entre narrativa e representação das personagens.  As duas histórias são ligadas por um fato: O que o impulso de uma atitude movida pela emoção pode gerar como consequência para as personagens dessas histórias. O que vai acontecer? Vamos ouvir, ver e imaginar com a Cia. Lona de Retalhos.

 

Sete cabritinhos e Barba Azul

 Quando mamãe cabra deixa seus sete filhotes sozinhos em casa, ela os alerta para que não abram a porta para ninguém. O lobo, porém, engana os cabritinhos, e apenas um escapa de ser devorado. O que a mamãe cabra fará quando retornar da cidade?

Barba Azul é um homem muito rico e assustador por ser muito feio, a barba azul não o ajuda em nada e só o torna mais feio. É um homem casamenteiro que suas ex-mulheres desaparecem sem mais e sem menos. A Cia Lona de Retalhos então convida à todos para resolver esse mistério com muito humor e música.

 

Contos de Grimm: Branca Rosa e Rosa Vermelha e O pequeno alfaiate

A Cia. Lona de Retalhos trabalha com um estilo de contação de histórias que mistura elementos da narrativa e oralidade com elementos teatrais. Nas histórias Branca Rosa e Rosa Vermelha e o pequeno alfaiate (Irmãos Grimm) a dupla de contadoras trabalha com cantigas de roda e resgate de brincadeiras infantis como pano de fundo para a contação.

 

A Grande Fábrica de Palavras

Existe um país onde as pessoas quase não falam. Nesse país, é preciso comprar palavras para poder pronunciá-las. O pequeno Philéas precisa de palavras para abrir seu coração à doce Cibelle, porém o que ele quer dizer custa uma fortuna. A cia Lona de Retalhos utiliza muita música, brincadeiras com ditados populares e trava línguas para contar essa história.

 

Lendas japonesas

De um pêssego nasce um menino muito corajoso e recebe o nome de Mamotaro. A partir de um delicado treinamento com a palavra e muito humor, a Cia. Lona de Retalhos apresenta lendas e curiosidades do Japão, permeadas com muitas canções. Livre. 45 min

 

Os Músicos de Bremen

A Cia Lona de Retalhos apresenta a história de quatro animais que se encontram e decidem cantar na esperança de serem alimentados. As músicas, compostas especialmente para a narração, materializam o cenário poético e muito bem humorado desta linda história dos Irmãos Grimm.

 

Contos Populares Brasileiros- Lendas Amazônicas                                                              

O nascimento da noite e outras lendas amazônicas são apresentadas pela Cia. Lona de Retalhos. A partir de um delicado treinamento com a palavra e utilizando-se de recursos simples e transparentes para narrar lendas amazônicas, as contadoras convidam o público a imaginar e ouvir histórias regadas a canções brasileiras.

 

Contos Populares Brasileiros –  Pedro Malasartes

A Cia Lona de Retalhos narra algumas das divertidas histórias de Pedro Malazartes, que sem nenhum tostão nos bolsos, mas muita esperteza, conseguiu enganar a fome, a morte e muitos amigos! Cia Lona de Retalhos.

 

Contos Gregos

História do nascimento de Zeus, os doze trabalhos de Héracles e outros contos da mitologia grega narrados para crianças. A partir de um delicado treinamento com a palavra e mediante a utilização de jogos, música e de outros recursos cênicos e teatrais, os contadores convidam o público para adentrar no universo mítico.

Poesia de Vinícius de Moraes

A Cia Lona de Retalhos preparou uma homenagem ao grande poeta e compositor Vinícius de Moraes.  A contação traz uma seleção de belos poemas e músicas do autor que estão em suas obras: Arca de Noé e Poética.

 

Clique aqui e assista a trechos das narrações.

Galeria de fotos